sábado, 25 de maio de 2013

Governador Colombo reconhece terceira onda de atentados no Estado de SANTA CATARINA

O governador Raimundo Colombo admitiu nesta sexta-feira, em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, da RBS TV, que o Estado vive a terceira onda de atentados. Colombo declarou que, por enquanto, as ordens não estariam partindo de dentro dos presídios.
— Não está clara a identificação da coordenação. Não está vindo de dentro dos presídios. É um movimento organizado que atua esporadicamente nesses episódios. Não é um problema de Santa Catarina, aconteceu recentemente no Paraná, em São Paulo, no Norte e Nordeste. Aqui é a terceira vez e não podemos admitir isso — declarou.
Nas duas ondas de ataques, em novembro e fevereiro, problemas no sistema prisional apareceram entre os motivos das ordens dos ataques.
Em novembro, um vídeo gravado por presos em celular mostrou agentes do Deap entrando numa cela da Penitenciária de São Pedro de Alcântara. A gravação é seguida de gritos. Na época, o Deap divulgou que a intervenção ocorreu com o uso necessário da força para conter um motim.
As cenas mais fortes apareceram em janeiro, no Presídio de Joinville, de agentes atirando tiros de bala de borracha contra presos dominados. Desta vez, o diretor do Deap, Leandro Lima, repudiou os fatos, afastou os responsáveis e prometeu rigorosa investigação.
Agora, a cena se repete: em meio a ônibus queimados surgiram denúncias em DVDs de que familiares estariam sofrendo maus-tratos em revistas nas visitas à Penitenciária de São Pedro de Alcântara.
Até o momento, já seriam sete ataques: um ônibus da empresa Santa Terezinha incendiado por volta de 5h30min de segunda-feira em São José; cinco disparos de arma de fogo, por volta de 21h30min de terça-feira, na Câmara de Vereadores de Itajaí; coletivo da de empresa Expresso Forquilhinha incendiado por volta de 22h40min de quarta-feira, em Criciúma; uma moto queimada por um viciado em crack por volta de 20h de quarta em Gaspar; uma caminhonete S10 parcialmente destruída pelo fogo na madrugada de quarta, no Morro do Avaí, em São José; veículo do transporte coletivo de Joinville incendiado próximo de meia-noite de quinta, em Joinville; e duas casas incendiadas com combustível no fim da noite de quinta em Penha.

A Polícia Militar confirma como atentados o caso do ônibus em São José o da moto em Gaspar.

À noite, em Lages, na Festa do Pinhão, Colombo disse ao colunista do DC Rafael Martini que não há nenhum indício de terceira onda de atentados e que acredita em fatos isolados.

Nenhum comentário: