segunda-feira, 27 de maio de 2013

Desculpe pelo transtorno: o Bar do Chico


Desculpe pelo transtorno: o Bar do Chico é um documentário média-metragem de 52 minutos que conta a história de um homem que reunia em um bar toda a comunidade e os agregados.


 
A história do Bar do Chico, lugar amistoso, de papos e encontros, reduto da alegria em frente à linda praia do Campeche, em Florianópolis (SC), lugar onde gerações de pescadores e pequenos agricultores assistiram a mudanças muito grandes em suas vidas. A história de uma comunidade que se organizou para fazer frente e participar das decisões que mudariam suas vidas e seu modo de viver.

Em duas décadas, milhares de pessoas atraídas pela beleza e tranquilidade do lugar foram chegando, se estabelecendo e vendo suas vidas mudarem em virtude da especulação imobiliária e de interesses políticos. Com todas as transformações, o Bar do Chico ainda mantinha o calor da amizade e a esperança pela preservação cultural, já que o dono do bar, personagem fascinante, era um ícone local.
O final dessa história não é feliz e ainda é um mistério. O que aconteceu com o Bar do Chico e o que vem ocorrendo no Campeche representam o que presenciamos em inúmeros lugares encantadores como este no mundo todo. Ocupação, domínio e poder de um lado, comunidade, meio ambiente e pessoas de outro.

A produção foi realizada ao longo de 3 anos com apoio de muitas pessoas e sem nenhum suporte financeiro. São mais de 50 horas de filmagens com entrevistas, registros de festas e ações no bar, reuniões e manifestações da comunidade, a derrubada do bar, a morte de Seu Chico.

Nenhum comentário: